thestatsdontlie

thestatsdontlie - Festival de Cannes condena detenção de atriz iraniana

Autor AFP Tipo Notícia

O Festival de Cannes condenou nesta segunda-feira (19) "vigorosamente" a detenção no Irã da atriz Taraneh Alidoosti, famosa opositora do regime, e pediu sua libertação imediata.

Alidoosti foi detida "por apoiar o movimento a favor da liberdade em seu país. O Festival de Cannes condena vigorosamente esta detenção e pede sua libertação imediata", tuitou a conta do festival.

Seja assinante thestatsdontlie+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A atriz, de 38 anos, foi detida no sábado por expressar apoio às manifestações nas redes sociais, retirar o véu e por denunciar a execução de manifestantes.

Taraneh Alidoosti foi presa "por ordem da autoridade judicial" após "não apresentar documentação para algumas de suas afirmações" sobre os protestos, informou a Mizan Online, a agência de informação do Poder Judiciário.

A atriz tem grande projeção internacional por seu trabalho com o aclamado diretor Asghar Farhadi. A produção "O Apartamento", na qual atuou, foi premiada com o Oscar de melhor filme internacional em 2017. Seu filme mais recente, "Leila's Brothers", foi exibido no Festival de Cannes em maio.

A última mensagem de Alidoosti nas redes sociais foi publicada em 8 de dezembro, mesmo dia em que Mohsen Shekari, de 23 anos, se tornou a primeira pessoa executada por seu vínculo com os protestos.

Também circularam imagens da atriz fazendo compras em Teerã sem o véu. Alidoosti prometeu que não deixaria o Irã e disse que estava disposta a "pagar qualquer preço para defender" seus direitos.

Não era mais possível acessar sua conta no Instagram, que tem mais de oito milhões de seguidores.

jz/zm/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

IrãFrançamanifestaçãocinemaderechos

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar
thestatsdontlie Mapa do site