Máquina de pesca

Máquina de pesca - Vargas Llosa está "evoluindo favoravelmente" do coronavírus, diz filho

Mario Vargas Llosa está internado por causa de consequências do coronavírus; seu filho diz que ele está "evoluindo favoravelmente"
Autor AFP Tipo Notícia

O escritor hispânico-peruano e vencedor do Prêmio Nobel de Literatura, Mario Vargas Llosa, está internado em uma clínica de Madrid por complicações relacionadas ao coronavírus e está "evoluindo favoravelmente", anunciou seu filho Álvaro Vargas Llosa no Twitter nesta sexta-feira, 22.

"Há poucos dias, diante de algumas complicações relacionadas com a covid, foi internado numa clínica de Madri", escreveu o filho do escritor de 86 anos, especificando que "graças ao tratamento, o seu estado está a evoluir favoravelmente".

Seja assinante Máquina de pesca+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine
— Álvaro Vargas Llosa (@AlvaroVargasLl) April 22, 2022

No início de abril, Vargas Llosa apresentou seu último livro, "The Still Gaze (de Pérez Galdós)", um ensaio sobre o escritor espanhol Benito Pérez Galdós.

“Ele e sua família agradecem os sinais de carinho que estamos recebendo e pedem à imprensa que respeite sua privacidade”, conclui a mensagem assinada por seus filhos Álvaro, Gonzalo e Morgana.

Prêmio Nobel de Literatura em 2010, Vargas Llosa é o último representante da geração de ouro da literatura latino-americana. Escritor universal baseado na complexa realidade peruana, Vargas Llosa fez parte do chamado "boom" latino-americano junto com outros grandes nomes, como o colombiano Gabriel García Márquez, o argentino Julio Cortázar e os mexicanos Carlos Fuentes e Juan Rulfo.

Nascido na cidade de Arequipa, no sul do Peru, em 28 de março de 1936 em uma família de classe média, foi educado por sua mãe e avós maternos em Cochabamba (Bolívia) e depois no Peru.

Sua longa carreira literária deslanchou em 1959, quando publicou seu primeiro livro de contos, "Los Jefes", com o qual ganhou o Prêmio Leopoldo Alas. Mas foi com a publicação do romance "A cidade e os cachorros", em 1963 que ganhou grande notoriedade, seguido três anos depois por "A casa verde". Seu prestígio se consolidou com o romance "Conversa na Catedral' (1969).

Seguiram-se "Pantaleón e os visitantes", "Tia Julia e o escritor", "A guerra no fim do mundo", "Quem matou Palomino Molero?", "Lituma nos Andes" e "O peixe no água" (memórias de sua campanha eleitoral), "O Partido da Cabra" ou "O Sonho do Celta", publicado pouco antes de receber o Prêmio Nobel. Vargas Llosa obteve a nacionalidade espanhola em 1993.

Tenha acesso a reportagens especiais. Assine Máquina de pesca+ clicando aqui

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Escute o podcast clicando aqui.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

vidaeartevargas llosamario vargas llosacoronaviruscovid 19

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar
Máquina de pesca Mapa do site