ludijogos

ludijogos - Marta Aurélia faz show gratuito neste sábado no CCBNB

Apresentação "obra em progresso" acontece no Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza, neste sábado, às 19h

A multiartista Marta Aurélia se apresenta neste sábado, 8, no Centro Cultural Banco do Nordeste, localizado no Fortaleza. O show “obra em progresso” quer instigar o público a refletir, por meio da música, o cenário de crise ambiental e social.

Com décadas de atuação na cena artística, Marta coleciona parcerias com nomes notáveis da música cearense, como Pingo de Fortaleza, com quem subiu aos palcos para o seu primeiro espetáculo. Em suas canções, ela mescla elementos da cultura indígena, negra, música popular brasileira e tendências contemporâneas.

Seja assinante ludijogos+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

“Eu comecei (na música) ainda no final dos anos 1970 e formei um grupo com amigos. Então em 1981 entrei na Universidade Federal do Ceará em 1981 e passei a viver ao redor da universidade, no Benfica, e nesse momento era a ditadura militar e a cena artística estava muito aquecida, estávamos vivendo a luta mas também a abertura nos anos finais da ditadura”, relembra a artista.

Carreira

No ambiente acadêmico, a artista se deparou com outras linguagens artísticas como o teatro, a performance e também a comunicação. No período, ingressou no Coral da Universidade Federal do Ceará.

“A Rádio Universitária foi uma grande escola para mim tanto de jornalismo como de música. Foi onde escutei o que estava acontecendo no Brasil, por ser uma emissora principalmente de música brasileira, alinhada ao momento de nova perspectiva social. Me sinto muito privilegiada como artista de iniciar nesse momento de mudança, confluência e diversidade”, declara Marta.

Sobre o atual momento da carreira, afirma estar em plena expansão da sua perspectiva artística. “Descobri novas possibilidades, passei a compor, me entendi enquanto autora, sentindo essa necessidade de colocar minha voz como modo de sentir e expressar as coisas”, relata a multiartista.

EP “Tectônica”

Embalada por uma cena cada vez mais “performática e experimental” como avalia, busca dialogar com produções contemporâneas com um olhar atento para a intergeracionalidade.

“Nunca trabalhei tanto na minha vida. Foi muito desafiante, mas também inspirador. Provocou em mim um movimento criativo muito grande. Quando faltava apenas a voz foi decretado o primeiro lockdown e ficamos com a música mas sem voz”, conta sobre a produção da música que deu nome ao EP.

Tendo se apresentado poucas vezes desde o início da pandemia, tem expectativas positivas para o show no CCNB. “Estamos num momento bem diferente daquele (auge da pandemia) e vai ser uma abertura de processo, então a gente vai levar para o palco algo bom, mas à medida que a gente vai fazendo vai aperfeiçoando”, projeta.

Show “obra em progresso”, de Marta Aurélia
Quando: sábado, 8, às 19h
Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste Fortaleza (CCBNB, Rua Conde D´Eu, 560, Centro)
Gratuito

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

cantora cearensemultiartista cearensemúsica

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar
ludijogos Mapa do site