leovegas

leovegas - As aventuras da DC ao longo da história

Relembre antigas adaptações audiovisuais do Superman, Supergirl, Mulher-Maravilha e Batman que fizeram fama em décadas passadas

Os filmes de super-heróis são um fenômeno e geram verbas milionárias pelo mundo. Mas não é de agora que essas histórias tomam conta das telas e atraem legiões de fãs, principalmente quando se fala da DC Comics, dona de personagens famosos como Batman e Superman.

Ainda por volta dos anos 1950, a editora já se esforçava para que seus quadrinhos tomassem forma e se transformassem em filmes e séries, assim conquistando um público cada vez maior. Leia abaixo sobre algumas dessas obras.

Leia Também | Museu dos Heróis: aventuras da Marvel antes do nascimento do MCU

Seja assinante leovegas+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

Superman

Christopher Reeve atuava no teatro até ser chamado para interpretar Superman nos cinemas
Christopher Reeve atuava no teatro até ser chamado para interpretar Superman nos cinemas (Foto: Divulgação)

Sendo um dos heróis mais conhecidos do universo da DC, o Superman foi um dos primeiros a chegar às telas. Interpretado originalmente por Kirk Alyn, o Homem de Aço teve sua primeira aparição no cinema em 1948, em um filme em preto e branco que contava a história de origem do herói e suas aventuras na Terra.

Alguns anos depois, em 1951, o posto de Kirk Alyn foi passado para George Reeves, já que agora o objetivo era levar o herói para a televisão. Assim, surgiu o filme “Superman and the Mole-Men” ("Superman e os Homens Toupeira"), que tinha menos de uma hora de duração e serviu como piloto para uma série televisiva que durou até 1958. O sucesso foi tanto que o seriado começou em preto e branco e terminou colorido, tendo em vista a quantidade de temporadas que teve.

E a fama do Homem de Aço não parou por aí, já que, nos anos 1970, o ator Christopher Reeve assumiu o personagem e estrelou quatro filmes, todos disponíveis na plataforma de streaming HBOMax.

Supergirl

Com a fama de Christopher Reeve como Superman, foi a vez de Helen Slater dar vida a Supergirl
Com a fama de Christopher Reeve como Superman, foi a vez de Helen Slater dar vida a Supergirl (Foto: Divulgação)

Com a fama do Homem de Aço, a DC tentou fazer com que outros personagens da editora acompanhassem tal sucesso. Foi o que motivou o lançamento de um filme da Supergirl em 1984.

A obra conta com a atriz Helen Slater no papel de Kara Zor-el e narra a chegada da heroína à Terra em busca de um objeto poderoso que é necessário para Krypton, seu planeta natal, mas que caiu nas mãos de Selena, uma bruxa que quer dominar o mundo.

Conhecidos atores como Peter O’Toole e Faye Dunaway fizeram parte do longa, mas infelizmente isso não foi suficiente para que o filme alcançasse o sucesso almejado.

Mulher-Maravilha

Lynda Carter tentou ser Miss Mundo, até ser convidada para interpretar a Mulher-Maravilha na série de TV
Lynda Carter tentou ser Miss Mundo, até ser convidada para interpretar a Mulher-Maravilha na série de TV (Foto: Divulgação)

A série da Mulher-Maravilha vivida pela atriz Lynda Carter, lembrada com carinho por muitos fãs de super-heróis, quase não aconteceu. Isso porque um filme piloto foi encomendado para testar a audiência que a série teria. Mas ele foi realizado com uma atriz que fugia das características de Diana, como o cabelo preto e a roupa clássica da personagem, e praticamente não tinha poderes.

Contudo, em 1975 nasceu a série protagonizada por Lynda, que conta com quatro temporadas e expõe a história da chegada da amazona à América e sua luta contra todos os tipos de vilões. A série está disponível na HBOMax.

Batman

Adam West e Burt Ward ficaram famosos nos papeis de Batman e Robin
Adam West e Burt Ward ficaram famosos nos papeis de Batman e Robin (Foto: Divulgação)

Nos anos 1960, a série "Batman & Robin" foi um sucesso nas telinhas. A obra tinha como protagonistas os atores Adam West e Burt Ward e contava a história da dupla de combatentes do crime e suas aventuras contra vilões conhecidos como Charada, Coringa, Mulher-Gato e Pinguim.

Porém, a popularidade dos heróis caiu na década seguinte, ocasionando certa insegurança nos estúdios que possivelmente investiriam em uma nova obra com Batman como protagonista. Isso mudou quando o longa do "Superman", de 1978, alcançou um grande público e voltou a atenção do mundo para os heróis, dessa forma motivando novos filmes do Universo.

Assim surgiu "Batman" (1989), dirigido por Tim Burton e estrelado por Michael Keaton. O longa conta a história de origem do Homem-Morcego e trouxe à tona as características sombrias do personagem.

Apesar das críticas recebidas por conta da escolha de Keaton para o papel – já que o ator estava mais acostumado com comédias e agora teria que interpretar um personagem sombrio – o filme foi um sucesso, tendo ainda dado destaque ao ator Jack Nicholson, que deu vida ao vilão Coringa.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

SupermanSupergirlMulher-MaravilhaBatmanDc ComicsVida e ArteSuper heroisCiemaSéries

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar
leovegas Mapa do site