Captain's Bounty

Captain's Bounty - 'Quadrinhos são revolucionários', diz Maurício de Sousa sobre críticas

O quadrinista Maurício de Sousa se defende dos ataques do jornalista James Akel, o concorrente de Maurício à 8º cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL)

O escritor e desenhista Maurício de Sousa saiu em defesa dos gibis ao rebater os ataques feitos pelo jornalista James Akel. Recentemente o jornalista ganhou destaque na mídia ao falar que "gibi não é literatura".

A crítica de Akel acontece no momento em que os dois escritores concorrem à 8º cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL), antes ocupada por Cleonice Berardinelli. Quadrinhos são revolucionários, ficam entre literatura e arte gráfica" afirmou Maurício em entrevista ao portal G1.

Maurício de Sousa na ABL: entenda o caso

Em março deste ano, Maurício de Sousa se candidatou para ocupar a 8º cadeira na ABL. A candidatura do cartunista foi oficializada por meio de uma carta, onde ele se disponibiliza para contribuir na criação de novos leitores por meio dos gibis.

Seja assinante Captain's Bounty+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

No documento Maurício define os quadrinhos como "literatura pura" e isso foi um dos motivos das críticas feitas pelo jornalista James Akel.

No último dia 14, Akel deu uma entrevista à revista Veja e afirmou que não considerava quadrinho como parte da literatura e que ver a carta de candidatura de Maurício foi a razão pela qual o jornalista decidiu entrar na candidatura também. Ele destacou que ficou irritado pois "histórias em quadrinhos estão no campo do entretenimento, não da educação".

Maurício rebateu o comentário e afirmou não estar abalado com as críticas, pelo contrário, ficou "assustado" com a repercussão que o assunto tomou nas redes e enxerga isso como algo positivo, pois grande parte da internet saiu em defesa dos quadrinhos, diversos fãs, colunistas e até mesmo jornalistas.

A candidatura de Maurício foi oficializada no mesmo ano em que a "Turma da Mônica" completa 60 anos de criação.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Mauricio de SousaTurma da Mônicaquadrinhosliteraturaacademia brasileira de letras

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar
Captain's Bounty Mapa do site