Mahjong Ways

Mahjong Ways - Ailton Krenak é eleito para a Academia Brasileira de Letras

Ailton irá ocupar cadeira de número 5 na Academia Brasileira de Letras; escritor e filósofo, Ailton é o primeiro indígena a se tornar membro da ABL

O escritor Ailton Krenak foi eleito para a Academia Brasileira de Letras (ABL). Primeiro indígena a ocupar uma cadeira da instituição centenária, o resultado foi divulgado na tarde desta quinta-feira, 5.

Autor de “O amanhã não está à venda” (2020), “Futuro Ancestral” (2022) e outros títulos, o líder índigena irá ocupar a cadeira número 5, anteriormente ocupada pelo historiador José Murilo de Carvalho, que morreu no dia 13 de agosto. O espaço também já pertenceu à escritora cearense Rachel de Queiroz.

Seja assinante Mahjong Ways+

Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.

Assine

A vitória de Ailton Krenak se deu após 23 votos favoráveis. Além de Krenak, outros 12 nomes concorriam pela vaga na ABL, como a historiadora Mary Del Priore, que recebeu 12 votos, e o escritor indígena Daniel Munduruku, que teve quatro.

A disputa pela vaga entre Ailton Krenak e Daniel Munduruku foi marcada por um embate entre os dois líderes indígenas. Em 26 de setembro, Munduruku afirmou, em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo, que eles tinham um acordo de não concorrer um contra o outro para a mesma vaga. Na época, Ailton Krenak negou a existência do acordo.

CONFIRA "Nós vamos ser extintos", analisa Ailton Krenak, líder indígena e escritor

Quem é Ailton Krenak? Novo membro da ABL

Ailton Krenak é ativista do movimento socioambiental e defensor dos direitos dos povos indígenas. O ambientalista participou da fundação da Aliança dos Povos da Floresta e da União das Nações Indígenas (UNI) e exerceu um papel crucial na conquista dos Direitos Indígenas na Constituinte de 1988.

Krenak protagonizou uma das cenas mais marcantes da redemocratização. Durante a Assembleia Constituinte, ele pintou o rosto com tinta preta do jenipapo durante seu discurso como forma de protesto.

Atualmente, Krenak é professor honoris causa pela Universidade de Brasília (UnB) e pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e vive na Reserva Indígena Krenak, na cidade mineira de Resplendor, no Vale do Rio Doce.

Podcast Vida&Arte

O podcast Vida&Arte é destinado a falar sobre temas de cultura. O conteúdo está disponível nas plataformas Spotify, Deezer, iTunes, Google Podcasts e Spreaker. Confira o podcast clicando aqui

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRASABLVIDA E ARTEAILTON KRENAK

Os cookies nos ajudam a administrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar
Mahjong Ways Mapa do site